Caixa de alimentos é atividade especial para o 1º Ano A
Com o objetivo de estimular as crianças a serem mais saudáveis e conscientes de sua alimentação, a nutricionista Ana Cecília Rodrigues levou quatro caixas contendo gravuras de alimentos, para a sala do 1º Ano. Com a ajuda de alguns alunos, tirou as figuras de cada uma e colou no quadro separadamente. Cada caixa continha um grupo de alimentos e os alunos deveriam pensar e responder: Como o nosso corpo ficaria se consumíssemos somente o conteúdo de uma caixa? A caixa número 1, por exemplo, continha alimentos ricos em açúcar e gorduras, e eles logo sugeriram que se nosso hábito alimentar fosse semelhante às figuras apresentadas, poderíamos ficar acima do peso, com doenças e passando mal. Ao final da atividade, concluíram que todos os alimentos são importantes, mas que devemos escolher a melhor forma de consumi-los para não prejudicarmos a nossa saúde.
Como resultado, as professoras observaram que as crianças sabem que é preciso comer todos os tipos de alimentos para que o corpo cresça saudável e forte. Foi feita uma relação entre a atividade e o lanche saudável servido na escola, que os levou a perceber que o lanche contém alimentos de todas as caixas e que consumir todas as opções é a melhor escolha.
A nutricionista relatou: “Fiquei muito feliz com a participação e a percepção dos alunos. Ao apresentar a caixa de vegetais e frutas, por exemplo, ouvi comentários incríveis como: ‘esses alimentos que nos ajudam a crescer’ ou ‘até mesmo os alimentos saudáveis se comermos em excesso podem fazer mal pra gente, por isso temos que comer de todos os tipos um pouco’. Foi um momento muito divertido e enriquecedor.”