“Projeto imigrantes” valoriza diferentes culturas no 3° Ano A
Para ampliar o conteúdo de História sobre os imigrantes, a turma realizou um projeto muito especial. As professoras Adrileia Guelber e Maria Alice Lacerda iniciaram os estudos pedindo às crianças para realizar uma pesquisa com suas famílias para saber a origem do sobrenome. Em outro momento, elas foram divididas em grupos conforme o que gostariam de estudar: portugueses, árabes, italianos, espanhóis, alemães e japoneses.
Depois de um tempo de trabalho em equipe, cada grupo apresentou o resultado do estudo em um dia determinado pelas professoras. As crianças falaram dos costumes, curiosidades de cada povo, levaram bandeiras, comidas típicas, apresentaram danças, trajes e muito mais.
Durante o projeto, também receberam a visita do avô da aluna Júlia Dahi, que nasceu na Síria. Ele relatou um pouco sobre como era sua vida nesse país quando era estudante até os 15 anos, quando veio para o Brasil. Apresentou, muito emocionado, a bandeira e o hino nacional da Síria. Um senhor muito simpático que generosamente contribuiu e ampliou os conhecimentos a respeito dos imigrantes no Brasil.
Com este projeto as crianças aprenderam a valorizar mais o bem recebido, respeitar as diferenças, aprender para ensinar, trabalhar em equipe...
Foram momentos de muita aprendizagem, o que favoreceu o reconhecimento e a valorização de muitos costumes que hoje compartilhamos. As crianças ficaram atentas e demonstraram muito interesse, participando ativamente de cada apresentação feita.