O Lanche Saudável mudou
Os alunos têm experimentado, desde maio, uma nova forma de se servirem do Lanche Saudável. Antigamente, a nutricionista, uma funcionária da cantina ou as professoras eram as responsáveis por servir os alunos. Depois de analisar esta experiência, surgiu a ideia de se fazer uma mesa de buffet, com utensílios bem coloridos e chamativos, que despertariam o interesse dos alunos, para que eles mesmos se servissem.
Com essa mudança está sendo possível favorecer o desenvolvimento da capacidade motora, da autonomia, e da atenção para o que e o quanto se come. Além disso, o respeito e a paciência para esperar a vez de se servir, seguindo a fila, tem se transformado num importante campo experimental.
A nutricionista Ana Cecília, Rodrigues assim se manifesta: “Pudemos concluir com essa experiência que os alunos tem se alimentado melhor, com interesse na forma como o alimento é oferecido, desfrutando de um momento mais agradável durante o Lanche. Os alunos estão comendo mais frutas e bebendo mais o suco que é oferecido. Do ponto de vista nutricional isso é muito bom, pois eles estão experimentando mais e consumindo mais alimentos in natura. Paralelamente a isso, tivemos uma boa redução no desperdício, pois cada um serve a quantidade que vai consumir. Para o próximo ano vamos também introduzir uma suqueira, criando mais oportunidade de cultivar a autonomia”.