Infantil 4B participa de gincana de bolinhas e analisa o resultado em um gráfico
As professoras Marcília Torres, Marília Sales e Débora Dias organizaram uma atividade de Matemática diferente e muito divertida! Elas penduraram bolinhas coloridas em uma fita adesiva e dividiram a turma em dois grupos: meninos X meninas.
As equipes ficaram em fila e, ao comando do “já”, a primeira criança de cada fila pegava uma bolinha e colocava no carrinho correspondente à sua equipe. Detalhe, os alunos só poderiam pegar uma bolinha de cada vez e somente quando o colega colocasse a bolinha no carrinho de sua equipe, aí sim o próximo poderia correr para pegar outra. Após o término da gincana todos foram para a sala, e com a ajuda das professoras, puderam contar quantas bolinhas cada equipe conseguiu pegar. No quadro, as professoras desenharam a quantidade de bolinhas que cada equipe pegou e construíram, junto com as crianças, um gráfico.
Segundo as professoras, conhecer novas ferramentas, como o gráfico utilizado para o tratamento da informação, torna-se imprescindível para a formação de cidadãos conscientes e críticos desde pequenos. Além disso, as crianças foram incentivadas a desenvolver habilidades motoras, raciocínio lógico-matemático, inferência e quantidade.
As crianças foram estimuladas a cultivar muitos valores enquanto brincavam, como a atenção, a observação, a paciência, a persistência, a alegria, a competição saudável, o aprender com gosto e o respeito aos colegas.