Infantil 4A realiza pintura sensorial com café
As professoras Alessandra Salles e Taís Veiga estão acompanhando, juntamente com seus alunos do Infantil 4A, a transformação do feijão que foi plantado em dois vasos distintos há alguns dias.
Um deles recebeu os cuidados necessários, água e luz, o outro foi colocado dentro do armário. Alunos e professoras, ao observarem que somente um dos vasos mostrava um crescimento saudável, tomaram uma decisão conjunta: resolveram retirar o vaso de dentro do armário e passaram a oferecer as mesmas condições favoráveis às sementes, que haviam brotado e murchado, pouco depois.
Todos ficaram felizes ao observar os brotos recuperando-se e crescendo saudáveis.
As professoras estão relacionando as sementes aos valores internos que cada um possui e várias reflexões estão surgindo: “Quais são as condições necessárias para um valor se desenvolver em nossa vida?”, “Estamos oferecendo as condições ideais para que os nossos valores sejam cultivados?” e “Que condições necessárias são essas?”.
Para registrar a nova fase dos feijões, os alunos realizaram uma pintura sensorial utilizando café.
Depois de explorar o olfato pedindo que as crianças descobrissem que pó era aquele, as professoras propuseram a experiência de pintar dessa forma diferente. Os alunos até relacionaram o café à terra dos vasos. Na medida que a plantinha for crescendo, as crianças completarão seus registros desenhando.
Foi uma atividade muito gostosa onde todos exercitaram a observação, o pensar e ampliaram seus conhecimentos!