6º Ano participa de fórum sobre a aplicação dos conhecimentos geográficos, tendo como pano de fundo a pandemia do Coronavírus
A humanidade está vivendo um momento desafiador com a pandemia do Coronavírus que será recordado por muitos anos. Percebendo que seus alunos ficaram perplexos diante de tantas mudanças e que a adaptação seria um importante valor a ser praticado, a professora Suely Takahashi propôs aos alunos a realização de um fórum, via plataforma Moodle, sobre a aplicação dos conhecimentos geográficos no dia a dia, tendo como pano de fundo a pandemia do Coronavírus. O fórum, que esteve em curso no período de 17/04 a 20/06, propiciou que os alunos desenvolvessem estratégias saudáveis para passar por esse momento cultivando a confiança de que sairão dessa situação muito mais valentes, com mais habilidades e solidários.
Para permitir a reflexão sobre o que a pandemia está provocando no âmbito local e global, foram postadas pelos alunos as suas respostas aos vinte tópicos no decorrer da I Etapa. Seguem algumas das contribuições dentro de alguns dos tópicos:
Tópico 6 - "Tarefas do lar" - Quais as tarefas em casa que você assumiu nessa quarentena para colaborar no ambiente familiar?
"A minha estratégia para ficar bem é ajudar minha família nas tarefas de casa para aproveitar com ela depois vendo um filme ou jogando jogos de tabuleiros e também fazendo receitas diferentes e deliciosas.” Elisa Maria Braga Neves Eugênio
"Nessa quarentena, eu estou varrendo a casa, lavando a louça e pendurando as roupas no varal, pois minha mãe fica a maior parte do dia fora de casa. Assim, consigo ajudá-la." Maria Cecília Murta de Oliveira
"Nessa quarentena eu ajudo a minha mãe na cozinha sempre que estou liberada e passei a arrumar a minha cama todos os dias, pois antes eu arrumava apenas nos finais de semana.” Isabela Lamêgo Villas Boas Pinto
"Nessa quarentena eu estou revezando com o meu irmão a lavação da louça, um dia sou eu, e no outro, é ele. Nós fazíamos isso somente nos finais de semana, mas como a minha mãe está trabalhando estamos fazendo isso todos os dias." João Lucas Lopes Fantine Duarte
Tópico 9 - “Momento desafiador” - Registre um momento muito desafiador no qual você conseguiu ver algo de bom
"Ter as aulas online foi um momento desafiador, mas com elas eu aprendi a utilizar mais os recursos de informática: Zoom, Moodle, Google drive, Google classroom, criar pastas, criar arquivos em PDF e outras coisas!" Giovana Lage Paulino
"Um momento desafiador foi o começo as aulas online, eu ficava muito desconfortável com esta ideia, ainda mais quando não conseguia tirar a minha dúvida, mas aí depois pensei bem e falei, eu tenho que ser grata por estudar em uma escola tão boa como essa. E tem tanta criança não tendo esta oportunidade então comecei a achar as respostas das minhas dúvidas e já me adaptei com estas aulas.” Valentina Fiori Rodrigues Machado
"Ter aulas online e minha mãe começar a transportar pessoas com suspeita de coronavírus foram momentos desafiadores. Mas com eles usei a adaptação e pensei que poderia aprender mais sobre informática e que a minha mãe estava fazendo o certo ao ajudar o próximo.” Aléxia Cabral Costa Cunningham
"Ontem eu estava fazendo o texto avaliativo de produção, mas não salvei, encostei em uma tecla e apagou tudo. Tive que digitar tudo novamente e aprendi que temos que salvar todos os arquivos que modificarmos.” Maria Clara de Almeida Leite Pinto
"Um momento desafiador foram as aulas online, pois não estava muito acostumada na parte de tecnologia, mas como fiquei os primeiros 30 dias isolada na roça junto com alguns parentes, eles puderam me auxiliar, e hoje eu já aprendi muitas coisas essenciais nessa área.” Marina Bragatto Machado
Tópico 13 - Redescobrindo o espaço – Relato: "Outro dia ouvi um piado ou um som de gaviãozinho, ainda não sei. Mas com o silêncio das ruas, tenho percebido sons diferentes, localizei um cavalo com os meus binóculos. A vida tem um ritmo mais lento. E a natureza tem aproveitado esse momento de pausa para se regenerar. Você tem algum exemplo de animais mais à vontade na cidade ou no campo, nas praias ou áreas verdes nessa quarentena? Poste o link da reportagem.”
Segue o relato da professora Suely Takahashi: “Os alunos contribuíram ativamente dando exemplos de tartarugas em praias, tucanos na cidade e outros animais que nos surpreenderam em centros urbanos. Mas o que chamou a minha atenção foi o trato especial relatado por muitos alunos com os pets da família. No ambiente familiar, após 3 meses de quarentena, é importante a colaboração e a divisão de tarefas. Os alunos do 6° Ano têm assumido tarefas em casa e ajudado a cuidar dos bichinhos de estimação, o que torna o ambiente da casa, mais harmônico e leve.”
"Percebo que os cachorros estão gostando muito, porque agora seus donos estão mais presentes no cotidiano deles. Nesta quarentena eu brinquei muito com os cachorros, sinto que eles estão felizes da gente dar mais atenção para eles.” Valentina Fiori Rodrigues Machado
"Nessa quarentena, eu estou cuidando da cachorra, do meu quarto e na limpeza da casa quando minha mãe me pede para ajudar.” Marina Lage Paulino
"Nessa quarentena eu estou ajudando nas tarefas domésticas da minha casa. Na pandemia, eu arrumo a minha cama todos os dias, lavo a louça sempre que posso, cuido da minha cachorrinha, arrumo meu quarto, e ajudo a fazer o almoço.” Eduarda Bicalho Shintani Neves
"Aqui em casa arrumo o meu quarto, boto comida para as cachorras e minha calopsita e lavo minha louça.” Valentina Queiroz Graça
"As tarefas que eu assumi na quarentena em casa foram varrer o quintal e jardim, dar comida e água para minha cachorra, lavar a roupa e estendê-la, e ajudar meu pai com o almoço. Quase nunca peço ajuda para os deveres, assim ele pode divulgar as comidas para fazer iFood entre outros, embora já praticasse alguns.” Ana Tofani Quast
"Aqui em casa não vejo muitos por causas das obras perto da minha casa, mas nessa quarentena descobri uma família de micos morando nas árvores.” Davi Gonçalves Paes
"Uma vizinha viu dois urubus na palmeira que tem no meu prédio, ficamos surpresos porque não é muito comum. E outro animal voador que eu realmente vi foi o beija-flor que já via antes, mas agora o vejo mais frequentemente!" Isabela Pitaluga Crosara
"Temos poucos conflitos. Dois são para alimentar o cachorro e lavar a louça. Eu e minha irmã resolvemos isso com um rodízio: cada dia um faz a tarefa. Outro problema é o uso do videogame. Procuro jogar depois de terminar minhas atividades.” João Americano Colombarolli