Projeto “Conectados pela Arte” promove vínculo entre os alunos do 9º Ano e Ensino Médio
A professora de Produção de Texto, Emanoela Cotta, convicta de que a escola deve ser sempre ambiente de trocas, de partilha sobre vivências, aptidões, gostos e de que essas trocas também são parte essencial da formação humana, idealizou um projeto envolvendo os alunos do 9º Ano e do Ensino Médio intitulado: Conectados pela arte. O projeto tem por finalidade estreitar os vínculos entre os alunos e estimular que eles compartilhem seus talentos e seus gostos artísticos. Também foi uma forma de abrandar a falta que sentem do convívio no ambiente escolar e de amenizar um pouco da saudade que sentem uns dos outros.
A cada semana, um aluno é escolhido para fazer um vídeo para sua turma, no qual apresenta algum talento, como cantar, dançar, tocar um instrumento, desenhar, fazer lettering, poema, indicar um filme ou um livro. Além disso, esse aluno deverá escolher o colega que será responsável pela missão na semana seguinte.
Em uma das aulas no 2º Ano aconteceu a participação especial do Davi, um funcionário muito querido da escola, que cantou um pagodinho com o aluno Diego Stochiero.
A cada semana, nos minutos finais da última aula, um vídeo elaborado por algum colega é exibido. “A amizade é um elemento muito valorizado pela Pedagogia Logosófica que ensina que: “na amizade se apoiam as maiores esperanças do mundo”. Segundo a docente, "é justamente esse valor da amizade que está sendo estimulado nesse momento, em que precisamos reforçar nossas esperanças, por dias melhores e por um mundo melhor, com mais alegria, partilhas e muita arte. Assim, busco levar também carinho, esperança, alegria, afeto e talento para cada casa, por meio da arte, neste período de ensino remoto”.
Os alunos receberam a proposta com muito entusiasmo, especialmente aqueles que foram convidados a gravarem os vídeos. “Como é bonito perceber a alegria e a gratidão que os alunos manifestam pela oportunidade de compartilhar seus talentos e gostos. Compartilhar os vídeos nas turmas tem sido sempre um momento de alegria, leveza e emoção para todos nós”, concluiu a professora.
Confira alguns depoimentos:
“Devido ao isolamento que estamos vivendo, a melhor forma de nos comunicarmos é a virtual e gravar um vídeo cantando é uma das maneiras de conseguirmos manter essa comunicação. Portanto, quando a professora Manu pediu para que eu me filmasse cantando, me senti muito feliz, pois seria uma forma de demonstrar alegria nesses momentos difíceis e de expressar a saudade que sinto dos meus colegas. Foi muito gratificante para mim quando a filmagem apareceu na aula online! Meus amigos foram muito fofos e tiveram uma reação positiva em relação ao vídeo, o que fez com que eu me sentisse feliz e privilegiada por ter a oportunidade de estudar com uma turma tão maravilhosa!” (Júlia Monteiro, 3º Ano)
“A preparação desse vídeo envolveu todos da minha família! Ver Davi e Diego reunindo, animados, combinando para fazer essa surpresa foi muito bom! Essa turma é muito musical, com múltiplos talentos. Explorar isso favorece que os alunos se envolvam e se sintam motivados.” (Ana Flávia Stochiero, mãe de Diego, 2º Ano)
“Quando a Manu me chamou pra fazer o vídeo, minha reação imediata foi falar 'sim', mas fiquei ao mesmo tempo que feliz e nervosa. Feliz porque qualquer oportunidade de cantar é muito bem-vinda. Nervosa porque em toda oportunidade de cantar é também um momento de pressão enorme que eu faço em mim mesma. Mas nunca desisti de gravar um vídeo que eu queria muito. Agradeço a Manu por ter me chamado, foi uma oportunidade de me pôr à prova e também uma chance de ir vencendo minha insegurança aos pouquinhos! Outra coisa que ajuda muito é quando eu vejo as pessoas ao meu redor apoiando e dando feedbacks, compartilhando e incentivando... isso me motiva a continuar e até a ficar menos tensa, o que facilita as coisas na hora de gravar e apresentar!” (Luiza Assunção, 2º Ano)