Alunos do Infantil 4B desenvolvem o projeto "Dinossauros - a Terra dominada por gigantes" e se sentem verdadeiros pesquisadores
As crianças do Infantil 4B escolheram estudar sobre os dinossauros, um tema fascinante para essa faixa etária! Para que elas pudessem experimentar o papel de pesquisadoras e serem protagonistas da aprendizagem, cada aluno teve a oportunidade de pensar em uma pergunta sobre o tema que gostaria de investigar.
Após a escolha, as professoras Marcília Torres e Marília Sales realizaram um sorteio para organizarem a ordem das apresentações das descobertas. Os primeiros a apresentarem foram os alunos Laís Chaves e Murilo Diniz.
Com o auxílio dos pais e das professoras, Laís apresentou o resultado sobre a seguinte pergunta: “O que os Pterossauros comiam?” A aluna, além de explicar que eles comiam peixes e alguns moluscos, ainda complementou informando a todos que os Pterossauros eram voadores e sobrevoavam o mar para pegar seu alimento. Ela também mostrou fotos de um fóssil de um Pterossauro encontrado no Brasil, mais precisamente no Nordeste, salientando o fato de ser um animal que vivia próximo de praias, pois o seu alimento vinha do mar.
Já Murilo investigou sobre a seguinte pergunta: “Será que os dinossauros comiam outros dinossauros?”. O aluno descobriu que havia dinossauros carnívoros como o Tiranossauro Rex que, inclusive, comia até mesmo alguns de sua própria espécie, praticando o canibalismo. Para aprofundar ainda mais a sua pesquisa, Murilo mostrou a foto de um Tiranossauro Rex com os dentes bem afiados, o que confirmava ser um carnívoro. O aluno descobriu, também, que o T-Rex podia chegar até a 5 metros de altura (dos pés à cabeça) e 12 metros de comprimento (da cabeça à cauda).
A turma ficou muito entusiasmada com o assunto! As crianças que fizeram suas apresentações deram exemplo de interesse por aprender e gosto por compartilhar seus conhecimentos. Os demais souberam ouvir, pacientemente, cada explicação, demonstrando respeito pelos amigos que apresentaram o resultado de suas investigações.