Sustentabilidade na prática é tema de estudo no 3° Ano do Ensino Médio
Para diversificar o cenário das aulas online de Geografia, a professora Suely Takahashi promoveu uma aula em sua cozinha sobre o tema Sustentabilidade. Alguns objetos foram mostrados através da câmera e o conteúdo foi abordado de forma prática. Cada item que possuía uma "proposta verde", que foi desde o escorredor de pratos feito com bambu ao uso de sacolas de pano para compras no sacolão, foi abordado sobre as suas vantagens ecológicas.
Juntos, professora e alunos refletiam qual era a prática mais sustentável:
- guardanapo de pano ou guardanapo de papel?
- talheres de inox ou hashis?
- vasilhas de plástico ou de vidro?
Em seguida, foi solicitado ao aluno Bernardo Chaves Cathould Pinheiro que sugerisse um item para compor a cozinha da professora dentro da proposta sustentável. Após alguns minutos, ao observar atentamente pela câmera, ele sugeriu um filtro de barro. Os alunos abordaram as vantagens e desvantagens desse produto e recordaram com nostalgia da utilização desse item.
Já a segunda aula ocorreu após o intervalo com a participação de muitos outros alunos que enviaram, via WhatsApp, fotos de objetos sustentáveis que estão em suas casas. Alguns compartilharam prints de páginas no Instagram com cosméticos veganos e shampoos sólidos.
De acordo com a professora, foi possível ampliar o conceito de sustentabilidade para além dos objetos e enfatizar a prática de atitudes que podem fazer a diferença como a reciclagem, a reutilização de vidros, a valorização do artesanato e uma vida mais consciente com o exercício da gratidão pelo que temos ao nosso redor.