3º Ano do Ensino Médio estuda os biomas do Brasil através da ferramenta Jamboard, do Google
Para diversificar a abordagem do conteúdo Biomas, a professora Suely Takahashi, de Geografia, propôs aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio a confecção de telas individuais através da ferramenta Jamboard, do Google. A atividade visava os seguintes objetivos:
- apontar as espécies florestais que caracterizam os biomas estudados e sua relação com as comunidades tradicionais,
- destacar o papel das espécies de plantas nativas na produção de medicamentos fitoterápicos,
- identificar as espécies da fauna e flora que são endêmicas de cada bioma e a sua respectiva vulnerabilidade diante das ações do homem.
Cada adolescente utilizou, conforme escolha pessoal, a cor da fonte, as imagens, as informações, a cor do fundo e as demais opções gráficas disponíveis.
O resultado foi uma diversidade de telas com informações diversas sobre os biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. A atividade coincidiu com o impacto ambiental decorrente de queimadas e incêndios no Pantanal. Os alunos puderam acompanhar as ações de voluntários no resgate e o acolhimento das espécies da fauna, além de conversarem sobre o que pode ser feito para a prevenção desse cenário.
Durante a aula foi enfatizado que o desmatamento da Floresta Amazônica provoca uma redução na quantidade de chuvas no Pantanal e prejudicam os "rios voadores". Sendo assim, no período da seca a vegetação no Pantanal fica muito vulnerável aos incêndios, o que torna necessário fiscalizar as práticas que estão relacionadas com o desmatamento e também realizar campanhas permanentes de combate às queimadas.
À medida que as telas eram finalizadas, alunos e professora destacaram as principais ações antrópicas que causam degradação do bioma em destaque e a importância da preservação das espécies.