As turmas do 1o Ano A e B se unem em torno do cultivo de sementes e de valores para um mundo melhor
As turmas do 1º Ano A e B estão dando início ao projeto anual e institucional da Escola: “Por um mundo melhor”. As professoras, Ana Gabriela Lemos, Dalila Coelho, Fernanda Silveira e Juliana Domingues, em seus respectivos turnos, desafiaram seus alunos a pensar sobre: O que é preciso fazer para viver em um mundo melhor? As crianças relataram ser importante cuidar das plantas, reciclar o lixo, cuidar dos animais, entre outras atitudes, voltadas para o mundo de fora que são importantes, mas não são tudo...
Continuaram fazendo perguntas: Mas e o mundo de dentro? O que é preciso fazer para sermos melhores seres humanos e colaborar para um mundo melhor? A faculdade de pensar foi muito estimulada e, para favorecer o entendimento de um assunto tão importante, as professoras trabalharam com uma analogia, que é uma das Leis da aprendizagem, de acordo com a Pedagogia Logosófica. Sugeriram às crianças que plantassem uma sementinha para que cuidassem dela acompanhando seu crescimento. E novas perguntas surgiram: Que cuidados serão necessários para que as plantinhas cresçam fortes? Será que é possível aprender sobre o mundo de dentro observando o crescimento de uma planta?
As professoras sugeriram, então, um novo desafio! Professoras e alunos deveriam escolher um valor que precisam cultivar para serem melhores seres humanos. O valor será como uma semente plantada na mente e no coração! Todos fizeram suas escolhas e compartilharam com o conjunto! Alguns querem brigar menos com os irmãos, outros se propuseram a colaborar com a mamãe e o papai na organização da casa, alguns querem aprender a comer melhor. O cultivo da valentia foi citado também, além de outros valores e esforços. Após o recesso que tiveram, foi uma alegria constatar e poder mostrar aos colegas que a sementinha plantada já havia se transformado em plantinha! E as sementes plantadas na mente em forma de um pensamento? Como estão cuidando para cultivar o valor que escolheram? Em breve, as turmas darão notícia de como andam seus esforços para cuidarem, também, do mundo de dentro!