Alunos do 8º Ano constroem a Mandala da Vida
Nas aulas de Ética e Cidadania, os alunos do 8º Ano refletiram sobre a construção da vida, construindo mandalas. Primeiro, usaram uma régua própria para essa construção, com o objetivo de perceberem que deveriam partir sempre de um ponto, para que todo o restante do desenho ficasse ao redor deste ponto principal.
Após a experiência com as réguas, cada aluno foi estimulado a construir sua própria mandala, que deveria conter seus ideais de vida, representados por gravuras e ilustrações. No centro dela os alunos escreveram os valores que precisariam cultivar para concretizarem esses ideais. A proposta de escrever os valores no centro foi para destacar que o ponto de partida para se alcançar os objetivos individuais vem do interno do próprio ser. Os ideais colocados ao redor do centro deveriam ter a força de um imã, orientando-os no presente, para as conquistas do futuro.
Após a apresentação dos trabalhos, os alunos foram presenteados com o kit de réguas para construção de mandalas.
Depoimento de alguns alunos:
“O objetivo do nosso projeto da mandala é representar por meio de imagens e palavras nossos respectivos ideais. Com esse projeto, concluímos que o ideal é como a força de um ímã, nos levando a fazer boas atitudes no dia a dia. Todavia, podemos também comparar com uma bússola que orienta o presente e auxilia a achar o futuro correto.” Taís de Melo Morais e Helena Queiroz Firpi (8ºA)
“As mandalas da vida são como o nosso centro, em que tudo gira em torno dele, pensamentos, sentimentos e metas.” Elise Victória Alves Batista e Caio Vinícius de M. C. Kleinpaul (8ºB)
“A mandala representa o ser humano e o centro da mandala sua mente com os sentimentos e pensamentos, por exemplo, o amor, a dedicação e generosidade. Ela é muito importante para a construção de nosso futuro e será a base de muitas áreas de nossa vida”. Sarah Alves P. Domingos e Giovana do Carmo Ribeiro (8ºB)
“Os ideais são formados pela ideia do que queremos alcançar em nossas vidas e devem ser definidos para não nos desviarmos em nossos caminhos”. Laura Tavares Souza (8ºA)
“As mandalas da vida são a base para os ideais da vida que vão nos manter focados para os nossos objetivos. Funcionam como um ímã que devemos utilizar em todos os campos da nossa vida”. Vitória Mourão A. Pena e Bruna Antunes de M. Pires (8ºB)
Ensinamentos logosóficos que nortearam o trabalho:
“O ideal é aquilo que cada um forja como estímulo poderoso para conquistar o que se propõe.”
“...as mentes gostam de divagar, estender a visão em muitas direções, sem deter-se em nenhuma. É assim como os seres se distraem e o tempo passa, sendo raros os que já compreenderam que devem ajustar suas vidas... e ajustar a vida a essa realidade significa, em primeiro lugar, ordená-la, pois a maioria vive em uma permanente desordem psicológica. Todos os dias se pensa de maneira diferente, em novas coisas que, passados às vezes uns minutos, se tornam coisas velhas ou gastas. A mente busca sempre novidades, passando a vida seduzida por elas. Para evitá-lo, é preciso fixar a vista em um determinado objetivo e medir a distância entre esse ponto e o ponto onde cada um se encontra, calculando logo as forças necessárias para percorrê-la. “ do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico p.384