As crianças do Infantil 4 A aprendem Matemática e aprendem a viver
Para verificar os conhecimentos já adquiridos pelas crianças e criar novos desafios para a aprendizagem, as professoras Marcília Torres e Francielle Pires pediram que os alunos separassem, em suas casas, alguns materiais: massa de modelar, macarrão espaguete e miçangas. Com esses materiais, iriam criar o seu próprio ábaco.
A confecção do ábaco se tornou um campo experimental para o cultivo de alguns valores para a vida, a partir do momento que as crianças tiveram que lidar com a necessidade de adaptarem alguns materiais. Na ausência das miçangas, por exemplo, puderam usar macarrão para sopa e tudo foi resolvido com a intervenção serena das professoras.
A paciência inteligente também precisou ser cultivada ao terem que esperar os comandos das docentes. A atenção e o pensar também se fizeram necessários!
A atividade transcorreu num ambiente de serenidade. A professora Marcília fez pedidos de quantidades diferentes de miçangas para meninos e meninas. O resultado final foi diferente entre os dois grupos, o que gerou uma boa conversa sobre saber ganhar e perder.
Além de estimular o raciocínio lógico matemático, a classificação, a relação entre números e quantidades, a coordenação motora fina e o movimento de pinça com a construção do ábaco, as crianças vivenciaram a necessidade de treinar valores importantes para a vida!