A aula de Literatura do Infantil 5 A e B estimula as crianças a se observarem e se reconhecerem como seres únicos na Criação
O livro “Eu sou assim e vou te mostrar”, de Heinz Janisch com ilustrações de Birgit Antoni, da editora Brinque-Book na Mochila, foi tema da aula de Literatura das turmas A e B do Infantil 5.
A professora Renata Pena, à medida que lia a narrativa poética e compartilhava as imagens do livro na telinha, propiciava que as crianças percebessem como Deus criou os seres humanos diferentes uns dos outros e também dos animais!
Entre os seres humanos não há um igual ao outro, tanto no corpo físico quanto internamente, em seus pensamentos, sentimentos e valores. No reino animal, também é assim!
Os cientistas já descobriram que entre as zebras, por exemplo, nenhuma tem as listras iguais às outras, nem o canto dos pássaros de uma mesma espécie é igual. O mesmo ocorre com os vegetais e em tudo na Criação!
Que maravilha essa diversidade! Por que é assim? Pode-se aprender muito com ela!
Após a leitura, as crianças foram incentivadas a se observarem em um espelho grande, que tivessem em casa e, depois, a fazerem um autorretrato, destacando suas particularidades físicas.
A professora Renata lançou um desafio: “Vamos observar, até a próxima aula, como somos por dentro? Que valores, sentimentos e pensamentos temos e que nos torna únicos, na Criação?”