O Infantil 4 A está aprendendo sobre a Lei de Evolução
Dando continuidade à roda de conversa sobre o tema anual “Por um mundo melhor”, as professoras Alessandra Salles e Bruna Godoy retomaram, com as crianças, o conceito de transformação, e conversaram com elas sobre alguns dos processos evolutivos encontrados na natureza, que já conhecem.
Em seguida, propuseram que todos se colocassem na posição de cientistas da natureza. “Quais devem ser as atitudes de um cientista?” A turminha concluiu que os cientistas observam, pensam, estudam, registram suas descobertas e fazem o bem à humanidade.
Os alunos contribuíram dando exemplos: “O cientista pensa e faz as vacinas”. “Ele também faz remédios para quem está doente”. “O cientista estuda”!
Pensando em oferecer às crianças um laboratório para a prática dos conceitos que estão aprendendo, as professoras solicitaram às crianças que todos pintassem dois potes de iogurte e que plantassem sementes neles para que pudessem iniciar um processo de investigação.
Os alunos foram estimulados a pensar sobre as seguintes possibilidades: “O que uma planta necessita para o seu desenvolvimento?” “Que cuidados serão necessários?”
Para aguçar ainda mais a observação dos “pequenos cientistas”, um potinho deveria receber os cuidados necessários como água e luz; o outro deveria ficar em um ambiente escuro.
Que descobertas essa turminha fará? Que relação terão as descobertas que fizerem com as transformações que ocorrem no mundo interno de cada um?
Aguardem as próximas notícias!