O 8º Ano faz aula prática de Ciências sobre Sistema Digestório e desenvolve muitas capacidades
A aula prática é um excelente recurso, capaz de estimular o estudante no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao pensamento crítico, bem como das funções de estudar, de aprender, de pensar, de realizar e também da capacidade de criar.
Em uma das aulas de Ciências, a professora Milena Almeida propôs experimentos que simularam a atuação de partes do Sistema Digestório humano.
Num primeiro momento, os alunos colocaram na boca um pequeno pedaço de pão e verificaram a atuação de substâncias químicas presentes na saliva que iniciam a quebra de alimentos ricos em carboidratos.
Depois, foi solicitado aos alunos que colocassem um pouco de água e óleo em um copo e verificassem como a gordura ficou na superfície da água. Em seguida, os alunos adicionaram um pouco de detergente e puderam verificar que a gordura fragmentou-se em várias partes, simulando a atuação da bile, que é essencial para a digestão e a absorção de lipídios pelo corpo humano.
Por fim, foi solicitado que todos pegassem um alimento industrializado (com rótulo) e outro natural (pesquisando seus dados nutricionais), e preenchessem uma ficha relacionada a esses alimentos.
Os alunos puderam verificar do que esses alimentos eram compostos, o quão eram calóricos e se eram saudáveis ou não.
Quando o estudante coloca a “mão na massa”, ele tem a possibilidade de compreender o conteúdo teórico de forma prazerosa, o que contribui, também, para o conhecimento de si mesmo, relacionando o que estuda com a própria vida e favorecendo o desenvolvimento de sua inteligência.