O 3º Ano B reflete sobre o ser do futuro e a prerrogativa de promover câmbios em si mesmos
Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho do tema anual “Por um mundo melhor” de forma interdisciplinar e prática, e bem dentro da realidade das crianças, as professoras Júlia Lisboa e Carolina Formagin, nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura, conversaram sobre os câmbios que o ser humano pode promover em si mesmo para se tornar melhor e colaborar com o mundo.
O tema do mês de fevereiro da agenda do Colégio, “O ser humano é o único ser da Criação capaz de experimentar câmbios por própria determinação.”, foi lido por todos e, em seguida, os alunos manifestaram o que haviam entendido. A professora Júlia promoveu a seguinte reflexão: “Será que o tubarão branco pode decidir mudar sua dieta, deixando de se alimentar de peixes, golfinhos, entre outros e passando a comer apenas vegetais?”. “E o girassol, pode decidir mudar de cor?”
Após refletirem a respeito e conversarem entre si, as crianças concluíram que somente o ser humano é capaz de realizar mudanças em si mesmo por própria determinação.
A professora Júlia ilustrou com um exemplo da própria vida, de como se esforça, desde a adolescência, no combate à timidez, uma deficiência psicológica que a incomoda muito.
Durante a conversa, as crianças foram convidadas a escolher algo que elas gostariam de melhorar ou mudar em si próprias. Surgiram muitas manifestações: vontade de deixar de ser tímido, de não ter ansiedade, de dormir de luz acesa, entre outras necessidades.
Na sequência, a turma leu a parte da agenda do mês de março. Dessa vez refletiram sobre a necessidade de se conhecerem para que consigam mudar, evoluir.
Para tornar a conversa mais prática, escolheram um momento do dia a dia das aulas on-line, as aulas especializadas, para se observar e verificar como o novo ser que querem se tornar está atuando. Surgiu, então, o propósito de desfrutarem bastante dessas aulas especiais, cada um vigiando a própria conduta.
Diante da pergunta: “Por que será que a borboleta foi escolhida para ilustrar o tema de março?”, concluíram que a borboleta foi escolhida porque ela passa por mudanças durante a sua existência, de lagarta a borboleta.
As professoras explicaram para a turma que essa metamorfose demora um tempo para ocorrer e que exige um grande esforço da lagarta. Além disso, caso o casulo não seja rompido pela própria borboleta, ela não será capaz de voar, o que nos leva a concluir que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor. Assim como ocorre com o ser humano em seus esforços por modificar-se!
Por meio de um vídeo, aprenderam a desenhar uma borboleta que simbolizará a mudança que cada um quer realizar em si mesmo. Os desenhos ficaram lindos e a crianças se mostraram motivadas a iniciar as mudanças a que se propuseram!