As crianças do Infantil 5 B estão se tornando pequenos cientistas de si mesmos
Durante os meses de março e abril, o projeto Super Pequenos Cientistas rendeu momentos divertidos e de muito aprendizado no Infantil 5 B.
Tudo começou quando algumas crianças enviaram para as professoras Marina Miranda e Marília Sales vídeos de experimentos que fizeram durante as férias, e esses vídeos foram compartilhados nos momentos das aulas on-line.
Empolgados, decidiram que queriam, no ano de 2021, aprender a fazer experiências. Dessa forma, semanalmente, as professoras proveram momentos para que pudessem realizar experimentos, fazer muitas descobertas e compartilhar com a turma.
Em todas as apresentações, foi possível ver a alegria e o entusiasmo de cada criança que estava coordenando e o grande interesse dos demais colegas ao poder conhecer um novo experimento.
Terminado este momento, as professoras decidiram promover uma reflexão com os pequenos cientistas. Primeiramente, colocaram a música “Mude os Pensamentos”, do Grupo Coração Palpita e fizeram a seguinte pergunta: “Sobre o que a música fala?” Prontamente, muitos alunos levantaram a mão. Murilo Diniz disse que a música falava de mudar os pensamentos. O aluno Lucas Braga foi um pouco mais além, dizendo que a música falava para mudarmos o pensamento para sermos uma pessoa melhor.
A professora Marina, então, continuou a incentivar os alunos a refletirem dizendo que, “Com as apresentações das experiências, percebemos que podemos modificar alguns materiais. E dentro de nós, qual a transformação interna que a gente pode fazer?” Os alunos responderam:
- Esperar com paciência. (Mateus Mendes)
- Experimentar coisas novas. (Ana Clara Bernecker)
- Eu preciso ter mais paciência. Estou fazendo esforço. (Hugo Fantagussi)
- Estou fazendo esforço para ter mais atenção. (Lara Coimbra)
A aluna Alice Drumond chegou à seguinte conclusão:
“Quando a gente faz essas coisas, estamos ajudando o futuro, fazendo o bem para a natureza e os animais também.”
A aluna Laís Grandinetti disse que está melhorando, pois está fazendo esforço para sempre organizar os seus brinquedos.
Joli Cruz disse que está se esforçando para não fazer barulho para não acordar a mamãe, quando ela estiver dormindo.
Para finalizar, juntamente com as professoras, a turminha do Infantil 5 B concluiu que podem ser cientistas de si mesmos! Para isso, é preciso fazer alguns esforços. As professoras, então, solicitaram que as crianças fizessem um desenho do esforço que querem fazer para transformar a si mesmos e que escrevessem ou pedissem para que um adulto escrevesse o esforço que escolheram.