A turma do 3º Ano B cria uma Corrente de Bem e compartilha sua ideia
Para dar início ao preparo para o Momento Cívico de abril, a professora Júlia Lisboa leu, com os alunos do 3º Ano B, o tema do mês na agenda: “Nunca faça mal a ninguém e, se puder, também evite com seu conselho que outros o façam.” A partir daí muitas conversas aconteceram em torno da prática do bem.
Durante várias aulas eles trocaram impressões sobre as atitudes do dia a dia que observam não serem de bem e como superá-las. E o grande desafio foi pensar em atitudes de bem que cada um poderia ter durante as aulas on-line, que criariam um ambiente melhor e mais feliz para todos.
Juntos, assistiram um vídeo em que várias pessoas demonstram atitudes de gentileza para com outros seres, formando uma corrente de bem.
“O vídeo chamou muito a atenção das crianças e elas tiveram a ideia de criar uma Corrente de Bem, e aproveitar a oportunidade do Momento Cívico, que estava próximo, para convidar as outras turmas a fazerem parte dessa corrente.”, manifestou Júlia.
Aproveitando o grande interesse dos alunos pelo estudo sobre o gênero textual Poema, nas aulas de Língua Portuguesa, a professora apresentou para as crianças o poema “Corrente de Bem”, de sua autoria. A turma decidiu apresentá-lo para as demais turmas do Ensino Fundamental I, além de contar algumas atitudes de bem que o 3º Ano B tem feito.
Corrente de bem
Estamos criando
uma corrente de bem!
Será que você
quer fazer parte também?
Será que sua turma
tem algo a superar?
Com esforço e alegria,
é possível alcançar!
Atitudes de bem,
todos podemos ter!
Ser bom amigo,
compartilhar o saber...
Em nosso dia a dia,
o que podemos viver?
Vamos todos juntos
fazer acontecer?
Estamos criando
uma corrente de bem!
Será que você
quer fazer parte também?
Para deixar o trabalho ainda mais divertido, os alunos criaram plaquinhas com a frase “Seja um elo dessa corrente de bem!”, reforçando o convite que seria feito às demais crianças.
No dia combinado, o 3º Ano se dividiu em grupos e os alunos visitaram as turmas do Ensino Fundamental I, convidando-os a ter atitudes de bem como:
- “Fazer o esforço de deixar a câmera ligada durante as aulas remotas”
- “Não falar junto com a professora e os colegas durante a aula”
- “Compartilhar conhecimentos com os colegas”
- “Participar ativamente das aulas”
- “Fazer os deveres com gosto e alegria”
Conversaram sobre atitudes de bem que eles têm praticado no dia a dia e convidaram as demais turmas para serem um elo dessa corrente, exibindo suas plaquinhas. Ao final, todos ouviram e cantaram o Hino Nacional.
Ao retornarem para a sala de aula, as professoras, Júlia Lisboa e Carolina Formagin, ouviram das crianças suas impressões sobre a experiência vivida, que também foi registrada no Caderno da Vida.
“As crianças voltaram para a sala virtual vibrando! Disseram ter gostado muito de visitar as outras turmas e rever antigas professoras, amigos e familiares. Também gostaram de ouvir as atitudes de bem trazidas pelas outras crianças e se emocionaram ao ouvir o nosso Hino. Foi realmente uma experiência muito sensível e marcante para todos!” manifestou feliz a professora Júlia.