O 2º Ano A reconhece semelhanças e diferenças no modo de brincar das crianças brasileiras
Para favorecer o cumprimento da habilidade proposta pela BNCC: “Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver das pessoas” as professoras Anita Rocha e Maria Alice Lacerda, nas aulas de Geografia, ensinaram para as crianças do 2º Ano A que brincar é um direito da criança e que brincando podem aprender muitas coisas: resolver problemas, fazer amizades, lidar com as regras e muitos outros aspectos.
“Vimos sobre os diferentes jeitos de brincar, inclusive de crianças de outras partes do Brasil. Um desses jeitos é utilizar a criatividade para fazer o próprio brinquedo, seja com materiais reciclados ou da natureza, o que favorece os cuidados com o meio ambiente de forma consciente”, manifesta a professora Maria Alice.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento das funções de estudar, de aprender, de ensinar e de realizar, após o estudo do capítulo sobre as brincadeiras, Maria Alice propôs uma atividade em que cada criança deveria construir um brinquedo utilizando material reciclado ou da natureza e, em seguida, apresentar para a turma durante as aulas remotas. As crianças fizeram muitos esforços e demonstraram ficar felizes com o resultado alcançado!