Livro "Pituxa", de Walcir Carrasco, propiciou ao 2º Ano A muitas reflexões
A Literatura proporciona, dentre muitas oportunidades, descobrir novos mundos e apresentar, para as crianças, situações em que cada uma pode refletir sobre valores importantes a serem cultivados na própria vida.
No livro "Pituxa", de Walcir Carrasco, a personagem Alice demonstrava em suas falas e atitudes o quanto era egoísta e preconceituosa com uma cadela chamada Pituxa. Por ser uma cadela de rua, Alice não permitia que ela se aproximasse dos seus cães, Sissi e Ludovico, que eram cães de raça, bem cuidados e que iam ao Pet Shop de limusine. Porém, certo dia, algo muito triste acontece com Sissi, a cadela que Alice tanto amava e, para sua surpresa é Pituxa, a cadelinha de rua que ela tanto desprezava, que a ajuda a superar sua grande dificuldade.
Segundo a professora Maria Alice Lacerda, a história prendeu muito a atenção das crianças e, após a leitura, conversaram sobre diversas atitudes que eles podem ter, no dia a dia, e que reflete pensamentos de egoísmo. Identificaram: não dividir o sanduíche com o irmão ou querer todos os brinquedos para si mesmo.
Em seguida, cada criança escreveu o que pode praticar para cultivar a generosidade, em oposição ao pensamento negativo do egoísmo.
A experiência de Alice proporcionou, também, a reflexão de que é possível aprender com os erros e ser uma pessoa cada vez melhor na convivência com todos ao seu redor.