Honestidade é tema de conversa e troca de experiências no 3º Ano B
Na aula de Língua Portuguesa, o 3º Ano B conheceu um poema chamado “Achei um relógio”, de João Köpke. O poema conta a história de Janjão, que encontrou um relógio, ficou feliz, mas pensou que ficar com ele não era certo e o devolveu ao dono.
Após a leitura, os alunos refletiram sobre a situação vivida por Janjão e se recordaram de muitas situações em que surgiu na mente deles o pensamento de mentir ou o de ser honesto.
A professora Júlia Lisboa apresentou um vídeo em que algumas crianças respondem à seguinte pergunta: “Would you say that you’re an honest person?” ("Você diria que é uma pessoa honesta?"). A mesma pergunta foi feita aos alunos do 3º Ano B, utilizando o recurso de enquetes do Zoom.
“Depois que os alunos responderam a enquete, a turma chegou à conclusão de que todos nós já contamos alguma mentira, mas que é importante nos esforçar para não fazer isso. Foram relatadas experiências em que a criança comeu uma balinha escondida da mãe, disse ter feito uma atividade que não havia concluído, mentiu para o pai...”, comenta a professora Júlia.
Durante a conversa, Júlia foi lançando outras enquetes, respondidas de forma anônima: “Já fingi estar com a internet ruim para não participar da aula?”, “Já falei que estava fazendo uma atividade enquanto estava brincando?”.
O momento foi oportuno para muitas reflexões: “Que mentiras conto no dia a dia que as vezes nem percebo?” “Como posso combater o pensamento de mentir e procurar falar a verdade?”
“Ao longo da atividade, a turma se recordou da imagem da gota de tinta já trabalhada em sala. Não queremos que nosso conceito fique manchado ao contar diversas mentirinhas. Muitas das mentiras relatadas parecem simples e sem muita importância, mas os alunos perceberam que se continuamos cometendo o mesmo erro, muitas vezes, sem nos esforçar para mudar, os demais podem deixar de confiar em nós.”, completou Júlia.
Na aula “Aprendendo a pensar”, as crianças registraram, em seus cadernos da vida, o que aprenderam sobre o próprio conceito, a honestidade e muito mais! Além disso, desenharam o experimento feito com a gota de tinta para não se esquecer da analogia.
Posteriormente, a turma teve a oportunidade de produzir um texto em conjunto. O tema escolhido foi a honestidade. Todos foram sugerindo personagens, local onde ocorreria a história, conflito central do texto, desfecho... A história retrata uma situação vivida pelos irmãos Luna e Rafael, na qual os dois precisam decidir se vão contar para os pais o ocorrido ou esconder o fato.
“O resultado ficou ótimo! As crianças ficaram muito animadas quando descobriram que o texto fará parte de uma atividade avaliativa de Língua Portuguesa. As conversas foram muito estimulantes! A turma participou ativamente e já estamos percebendo vários reflexos em nosso dia a dia. Buscamos formar um ambiente de muita lealdade para que as crianças percebam que podem contar sempre com os colegas e as professoras e que não precisam mentir para sair de situações em que ficam envergonhados. Todos nós cometemos erros e podemos aproveitar a ajuda do conjunto para nos superar cada vez mais.” finalizou a professora Júlia.